Geral Cem

Cem dias, sem presidente

Cem dias, sem presidente

08/04/2019 15h01 Atualizada há 7 anos atrás
Por:
Cem dias, sem presidente


Na quarta-feira, 10 de abril,o Sr Jair Bolsonaro estará completando 100 dias de permanência no governo apósassumir o cargo. Mas isto não significa que ele de fato está presidente. Aliás,foi ele mesmo que declarou, “não nasci para ser presidente, e sim militar”. Oque de pronto foi rechaçado na internet. Teve gente que falou que, “nem parapresidente, nem para militar.

Bolsonaro, durante a campanha,no primeiro turno dava mostras que seu capital político estava definhando. Acada debate que ia, perdia mais apoiadores. Até que a fatídica “facada” em Juizde Fora, Minas Gerais, criou uma comoção junto ao eleitorado, aliada com asfakes News distribuídas e compartilhadas, principalmente, no meio evangélicos,o colocou no segundo turno e o levou a ser eleito.

O que se esperava, mesmo quese discorde dele e de não ter votado, era que ao assumir a presidênciaBolsonaro pudesse mudar o seu estilo Nero e buscasse a conciliação dasociedade. Mas o que estamos vendo a cada dia é ele tocar fogo no país todas asvezes que abre a boca.

Na sexta-feira, 05, o homemque assumiu, mas não é presidente, ao fazer um discurso no palácio do planalto,quando da inauguração do Espaço de Atendimento de Ouvidoria da Presidência daRepública dique que 95% das 35 metas estipuladas em janeiro deste ano para os100 primeiros dias tinham sido cumpridas. Se o objetivo traçado por ele e seufilhos foi brigar ao ir a Israel e não visitar a Palestina e ver Fláviodeclarar “quero que vocês explodam”, se referindo ao grupo Hamas, ele está nocaminho certo para perder investimentos do “mundo árabe” por aqui. Se entregara base de Alcântara no Maranhão aos americanos, que vão administra-la e que oBrasil não terá controlo sobre a mesma, está correto. Se romper acordos com aChina, um dos maiores parceiros comerciais, para satisfazer Donald Trump,estava nas metas, ele está certo. Se entrar em uma guerra contra a Venezuelafor o que ele busca, está no caminho e se ter acabado com a parceria com o GovernoCubano no Programa Mais Médicos, levando a população mais pobre a deixar dereceber assistência médica, Bolsonaro está no caminho que ele traçou.

Bolsonaro já entregou parte dopré-sal brasileiro. Maior reserve de petróleo do mundo em águas profundas. Jáautorizou a venda da Embraer para a Boeing. Desistindo de uma área sensível e estratégicapara o país. Já fez o dólar subir, as bolsas caírem, autorizou o aumento dos combustíveisa níveis nunca antes vistos. A única coisa que Bolsonaro não conseguiu aindafoi presidente. E pelo jeito, não vai adiantar plantar oliveira, viajar no “AeroLula”.Ele não nasceu para isto.

A ausência de um presidente darepública federativa do Brasil em exercício, está levando o país ao caossocial. Pessoas inocentes estão sendo agredidas e mortas em plena rua ou nasescolas. E estes atos são comemorados abertamente em redes sociais por seusapoiadores, sem que se tome uma única providência. Estamos vivendo momentos deanarquia, na pior definição que o termo pode ser empregado. Onde a justiça, detão cega com sua venda nos olhos, não consegue fazer cumprir a lei. Já queparte dela também anda cometendo ilícitos. Poucos são os que gritam em defasado estado de direito.

Só há uma sápida para abaderna em que a sociedade se encontra. Lula livre e a convocação de novas eleiçõesgerais.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários