Bahia Conferência

Conferência Municipal de Saúde debate desafios e avanços da saúde

Conferência Municipal de Saúde debate desafios e avanços da saúde

22/04/2019 21h48 Atualizada há 7 anos atrás
Por:
Conferência Municipal de Saúde debate desafios e avanços da saúde


O fortalecimento da Atenção Básica, a expansão dos serviçosde acompanhamento e tratamento do pé-diabético e a construção de novaspoliclínicas regionais foram alguns dos temas debatidos nesta segunda-feira(22), na Conferência Municipal de Saúde de Cabaceiras do Paraguaçu.

O evento que é uma prévia para a Conferência Estadual queocorrerá em junho, contou com a presença do secretário da Saúde do Estado,Fábio Vilas-Boas, do prefeito Abel Silva, e do presidente do Conselho Estadualda Saúde, Ricardo Mendonça.

"Este ano o governador Rui Costa irá inaugurar 12 novaspoliclínicas regionais e inicia a implantação de 200 salas para o tratamento dopé diabético e feridas complexas em todo o estado. O objetivo é reduzir onúmero de amputações decorrentes da falta de controle do diabetes, que entre2010 e 2018, ocasionou mais de 6 mil amputações", ressalta o Secretário.

Ainda de acordo com Vilas-Boas, as amputações decorrentes decomplicações do pé diabético constituem um grave problema de saúde pública noBrasil e no mundo, levando em conta as elevadas taxas de internação hospitalar.“Além do impacto social na vida do usuário e da alta mortalidade associada, asamputações estão relacionadas a altos custos diretos e indiretos para o sistemade saúde. Dados do Sistema de Pactuação dos Indicadores (Sispacto) apontam que25% das internações de pacientes na capital, por exemplo, poderiam serprevenidas por serem condições sensíveis à Atenção Básica. Sem o adequadoacompanhamento, o paciente diabético não realiza exames, não toma osmedicamentos e acaba por ir a uma emergência de um hospital com o pé infectadoque levará, possivelmente, à amputação de um dos membros”, afirma o secretário.

Projeto de sucesso

A multiplicação de relatos positivos a respeito daspoliclínicas regionais de saúde é fruto de experiências como a de Selma Gomes eNidalva de Jesus. "Fui atendida na policlínica em Santo Antônio de Jesus etudo é maravilhoso. Do transporte com ar condicionado, passando pelosequipamentos novos e o bom atendimento", declara Selma. Já Nidalva seespanta com a qualidade no atendimento: "nem parece SUS. Parece clínicaparticular".

De acordo com o secretário, das 12 policlínicas que estão emfase de construção, sete serão entregues até o final do primeiro semestre de2019.

Para as sete policlínicas que serão entregues foraminvestidos mais de R$ 160 milhões. Os municípios que receberão as novasunidades de atendimento até junho deste ano são: Jacobina, Paulo Afonso,Juazeiro, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Itabuna e Simões Filho. Osoutros quatro equipamentos que devem entrar em funcionamento até o final do anoestão distribuídos entre Salvador, com duas unidades, sendo uma em Escada eoutra em Narandiba; Ribeira do Pombal, São Francisco do Conde e Barreiras.

A Bahia já conta com oito policlínicas regionais emfuncionamento que atendem cerca de 4 milhões de pessoas. A gestão daspoliclínicas é realizada em parceria entre Governo do Estado e os municípiosque integram os consórcios de cada uma das unidades. Os municípios cobrem 60%dos custos de operação, sendo que o valor é dividido proporcionalmente aonúmero de habitantes de cada um deles, e o Estado fica responsável pelos 40%restantes.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários