O Governo do Estado, por meio da Secretaria deDesenvolvimento Rural (SDR), está garantindo a segurança alimentar do rebanhode 21.684 agricultores e agricultoras familiares do semiárido baiano. Já foramentregues, desde 2015, 21.684.700 de mudas de palma forrageira doce ou miúda,resistente a doenças como a cochonilha, em municípios do semiárido baiano.
A ação é executada pela Superintendência de AgriculturaFamiliar (Suaf), em parceria com a Superintendência Baiana de AssistênciaTécnica e Extensão Rural (Bahiater), Companhia de Desenvolvimento e AçãoRegional (CAR), prefeituras municipais e entidades da agricultura familiar.
Nesta sexta-feira (14), foram entregues 100 mil mudas emCasa Nova, Território de Identidade Sertão do São Francisco. No próximo sábado(15), serão entregues 44 mil mudas no município de Serrinha, Território deIdentidade Sisal e, no domingo será a vez do município de Santa Terezinha,Território Piemonte do Paraguaçu, onde 100 agricultores e agricultorasfamiliares receberão 100 mil mudas de palma forrageira. Além das entregas, osbeneficiários das entregas recebem também capacitação dos técnicos da SDR,voltada para o plantio e manejo dessas mudas.
“Essas entregas vêm fortalecer e garantir a segurançaalimentar do rebanho de caprinos, ovinos e bovinos dessas famílias,especialmente em municípios como Casa Nova, que sofrem com longos períodos deestiagem, com perda até de animais e, consequentemente, a ação fortalece aconvivência com o semiárido. A partir dessa entrega não só o rebanho ébeneficiado, mas a família passa a contar com o animal alimentado, produzindoleite, fornecendo a carne e gerando aumento de renda”, destacou osuperintendente da Suaf, Admilson da Rocha (Tiziu).
Para o agricultor familiar, Lafaiete dos Santos, dacomunidade Entrada de Santa Rita, município de Casa Nova é uma alegria receberas mudas de palma: “A gente não esperava receber essa quantidade de palma quevai beneficiar a nossa comunidade, que está lutado para ter forragem paranossos animais. Estamos agradecidos pela força de vontade dos governantes daBahia que trouxeram um melhoramento para o nosso rebanho, tanto para o períodode seca, quanto no manejo para preparar a silagem. Cada um agora, que tem seupoço ou barreiro, vai plantar e molhar pelos próximos 10 ou 15 dias para asmudas pegarem”.
Gilberto Amorim, da Associação de Fundo de Pasto do Mimoso,na comunidade da Lagoa do Alegre, em Casa Nova, ressaltou que as mudas irãotrazer desenvolvimento para a criação de caprinos e ovinos: “Essa era umanecessidade que a gente tinha, de conseguir as mudas dessa palma e, graças aDeus, nossa associação está sendo contemplada. É um prazer enorme saber quecada produtor vai ter as suas mudas de palma e a qualidade do seu rebanhomelhorada com a ração. Com fé em Deus vamos ter palma suficiente para alimentaro rebanho e não vamos mais precisar queimar o mandacaru, xique-xique emacambira, preservando o nosso meio ambiente”.
No Território de Identidade Sertão do São Francisco já foramentregues o total de 1.465.000 de mudas de palma, beneficiando a 1.465famílias. No Sisal já foram entregues o total de 1.628.000 mudas de palma,beneficiando a 1.628 famílias e no Piemonte do Paraguaçu já foram entregues ototal de 1.486.000 mudas de palma, beneficiando a 1.486 famílias.