Eram 07:25 da manhã desta segunda-feira, 15, quando foiatendida a Senhora Ecilda Vieira da Silva, moradora do Povoado Nambebe domunicípio de Paulo Afonso, foi a primeira pessoa a ser atendida na Policlínica.A marcação de sua consulta para o exame de Ressonância Magnética foi feita noposto da localidade onde mora.
É que os moradores das cidades de Glória, Rodelas,Chorrócho, Macururé, Santa Brígida, Pedro Alexandre, Jeremoabo e Paulo Afonso,após terem agendados seus exames, já estão sendo atendidos na Policlínica.
Para Dona Ecilda, o atendimento agora ficou melhor, “euestive no posto médico e fui encaminhada para cá. Agora ficou melhor, tantopara mim, quanto para o pessoal do povoado”. O Governo do Estado já inaugurounove Policlínica com a de Paulo Afonso. Outras 10 policlínicas estão emconstrução nos municípios de Salvador, Barreiras, Itabuna, Jacobina, Juazeiro,São Francisco do Conde, Simões Filho, Vitória da Conquista e Ribeira do Pombal.
Para a Senhora Raquel Alves dos Santos, do município dePedro Alexandre, a nova Policlínica tem uma grande importância que a de é terum atendimento na área da saúde bem mais perto de sua localidade. Ela, antes,se deslocava de sua cidade para fazer exames na cidade de Aracaju no estado deSergipe.
“A gente chega lá e é uma fila enorme. É um mês para semarcar uma consulta. É tanto ser humano que chega a ser quente do calor humano”disse Dona Raquel. Que falou também das impressões que teve ao chegar naUnidade de Saúde do governo do Estado da Bahia. “Uma Policlínica linda,maravilhosa. Um bom atendimento. Olhe, foi muito bom”, resumiu ela com osorriso de satisfação estampado em seu rosto.
Os serviços prestados na policlínica são média complexidade,ele amplia o acesso ambulatorial a especialidades médicas diversas e exames embusca de uma maior atenção à saúde dos pacientes. Fornecendo resolutividade àAtenção Básica e evitando que as pessoas precisem ir para os hospitais com casosque podem e devem ser solucionados na atenção primária e secundária.
Agora, os moradores das nove cidades do ConsórcioIntermunicipal de Saúde, não precisam mais fazer isto.