Dados de janeiro a junho de 2019 foram apresentadosna manhã desta sexta-feira (9), no Centro de Operações Inteligência. Maiorparte dos delitos teve redução no estado.
O sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria daSegurança Pública da Bahia foi destaque nacional e internacional no primeirosemestre de 2019. Nas cidades de Salvador e Feira de Santana a ferramentatecnológica auxiliou na captura de 39 criminosos foragidos da Justiça oudescumprindo critérios de prisão domiciliar. Os balanços da tecnologia e dasocorrências policiais foram apresentados na manhã desta sexta-feira (9), pelosecretário Maurício Teles Barbosa, no Centro de Operações e Inteligência.
Os criminosos foram flagrados por câmeras espalhadas nasestações de Metrô, Rodoviária, Aeroporto Internacional de Salvador, além dasutilizadas em grandes eventos como o Carnaval, Micareta de Feiras e CopaAmérica. “Somos pioneiros e nos orgulhamos da Bahia ser referência no Brasil.Estados das regiões Sudeste e Sul estão montando os seus sistemas dereconhecimento facial espelhados no nosso”, comemorou o secretário da SegurançaPública, Maurício Teles Barbosa, lembrando que até o início de agosto, aferramenta alcançou a marca de 47 capturados.
Ele acrescentou ainda que uma nova licitação está em cursopara aquisições de mais câmeras. “Vamos avançar na Região Metropolitana deSalvador e nas maiores cidades do interior da Bahia, mantendo sempre oprotocolo de apuração durante cada abordagem. Importante ressaltar que nãotivemos erros, na Bahia, e isso graças à tranquilidade e preparo dos nossospoliciais”, enfatizou Barbosa.
Estatísticas
Outro destaque do primeiro semestre é a redução dos CrimesViolentos Letais Intencionais (CVLIs – homicídio, latrocínio e lesão dolosaseguida de morte). Na Bahia, a diminuição ficou em 16%. Em números absolutos,2.586 aconteceram em 2019, enquanto, no ano anterior, 3.079.
“Estamos nos superando. Fechamos 2018 com a maior reduçãodos últimos seis anos e sabíamos que este ano teríamos de ampliar o trabalho. Emnúmeros absolutos foram preservadas 493 vidas”, salientou o secretário. Osíndices de CVLIs em Salvador (-17,4%), RMS (-19,4%) e Interior (-15,1) tambémforam expostos.
As quedas nos roubos a bancos (- 19 %) e de veículos(-18,2%) também foram pontuados, além da estabilização crimes em coletivos com0,1% de acréscimo.
Foto: Vitor Barreto.