O vice-governador João Leão, secretário de DesenvolvimentoEconômico da Bahia, e Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura,apresentaram dados atualizados do Projeto Rodoviário Ponte Salvador-Ilha deItaparica, nesta terça-feira (24), na Câmara Municipal de Salvador. Osrepresentantes do Governo do Estado falaram do impacto positivo na economia deSalvador e do termo de cooperação técnica com a prefeitura da capital.
"Só na fase de construção da ponte, temos aperspectiva de gerar 7 mil empregos, beneficiando a população de Salvador e daIlha. Além do incremento da arrecadação do ISS, e da criação de um importanteativo cultural e turístico, haverá acesso mais fácil dos soteropolitanos aoLitoral Sul e ao Sudoeste do estado. Teremos uma Bahia antes e depois daponte", disse Leão.
O edital da licitação da Ponte Salvador-Itaparica, explicouo secretário Marcus Cavalcanti, está disponível e as empresas podem baixar noportal da Secretaria de Infraestrutura da Bahia. "A abertura dos envelopescom as propostas está marcada para 21 de novembro, na Bolsa de Valores, em SãoPaulo. As empresas habilitadas participarão do leilão no dia 25 e a vencedorado edital será a que apresentar a melhor proposta para execução do serviço”,destacou.
Na apresentação, o vice-governador lembrou que o prefeitoda capital baiana, ACM Neto, é signatário de um Acordo de Cooperação Técnicafirmado entre Estado e os municípios de Salvador, Itaparica e Jaguaribe,assinado em 2013, e que ocorreram ao menos 10 reuniões entre técnicos doGoverno do Estado e das gestões municipais.
A construção do equipamento com 12,4 km de extensãobeneficiará 4,4 milhões de habitantes nas regiões Metropolitana de Salvador,Baixo Sul e Litoral Sul baiano. Além da construção da ponte, o projeto inclui aimplantação dos acessos à ponte em Salvador, por túneis e viadutos, e em VeraCruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova rodovia expressa e ainterligação desta com a Ponte do Funil, também na BA-001.