Projeto concilia saúde, meio ambiente e tecnologia emprotótipo que pode ser utilizado em diversas atividades do dia a dia, até mesmopara carregar celular
Já imaginou nunca ficar sem energia? Estudantes do ensinomédio do município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano,ressignificaram a condição de estar energizado ao criarem um sapato capaz degerar energia elétrica. O que começou como um trabalho para a Feira de Ciênciasdo Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, culminou no calçado que produzenergia limpa enquanto o usuário pisa no chão, com possibilidade dearmazenamento ou utilização instantânea.
Professor de Física e coorientador do trabalho, Oziel Silvaconta que a eficácia do produto já foi testada e que o tênis foi capaz deenergizar semicondutores para emitir luz elétrica. “Produzimos energia em umcircuito montado no calçado que foi suficiente para acender dispositivos comLED”, contou, além de ressaltar o caráter não prejudicial à natureza. “Asprincipais formas de geração de energia causam grandes impactos ambientais etêm um custo elevado. A energia do EletroTênis é limpa e pode ser utilizada devárias maneiras, inclusive com armazenamento para uso posterior ou paracarregar um celular imediatamente via entrada USB”, afirmou.
O circuito funciona por meio de um sistema de pastilhaspiezoeléctricas acopladas no tênis, que geram energia quando são apertadas oupressionadas. O professor garante a segurança do produto. “Isolamos o circuitoem fita isolante, justamente para evitar defeitos que pudessem dar curto nosistema”, explicou. De acordo com o orientador, o trabalho funciona comoesperado e passa por modificações para ser aprimorado. Recentemente, o grupo,composto pelos alunos Cauan Sampaio, Gustavo Pereira, Luis Fernando, MatheusCabral e Zidane Victor, foi selecionado para participar da Feira de Ciências dePorto Alegre.
Em uma projeção no futuro, os estudantes esperam que oEletroTênis possibilite uma diminuição no uso de tomadas, resultando naeficiência energética. A iniciativa, orientada também pelo professor DaviBarreto, recebeu apoio dos alunos Gabriela Cardoso, Eduardo de Jesus, DeboraEscolástico e Vagner Santos.
Bahia Faz Ciência
A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação(Secti) e a Fapesb estrearam, no dia 8 de julho, o Bahia Faz Ciência, uma sériede reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvemtrabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com amelhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação,segurança, dentre outros. As matérias serão divulgadas semanalmente, sempre àssegundas-feiras, para a mídia baiana, e estarão disponíveis no site e redes sociaisda Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta desteprojeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail.