Evento, que aconteceu no auditório da Uneb, marcou aprimeira de diversas reuniões que antecipam a IV Conferência Estadual deCT&I
Um dia histórico para a Bahia. É que o município de Serrinharecebeu, nesta terça-feira (22), a primeira das 11 ConferênciasMacroterritoriais de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecem entre osdias 22 e 31 de outubro em toda a Bahia. Por iniciativa do Governo do Estado,através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), os encontrosregionais servem para entender as demandas nos macroterritórios de identidade,bem como eleger os 20 delegados de cada região para a IV Conferência deCT&I, marcada para os dias 5 e 6 de dezembro, em Salvador. O principalobjetivo dos encontros é elaborar a nova política estadual do setor.
Coordenada pelo assessor de Planejamento e Gestão da Secti,a etapa de Serrinha aconteceu na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde,em seu auditório, foram promovidas as discussões e deliberações inerentes àCT&I. Após apresentar as diretrizesda IV CCTI, Valadares defendeu a importância de debater o tema proposto para asconferências. "Precisamos levar o tema desta Conferência, que é 'Sociedade5.0', ou seja, uma população hiperconectada, para toda a Bahia. Assim, serápossível utilizar a tecnologia como uma forma de inclusão social".
Outra contribuição que antecipou os debates, encaminhamentose eleições dos delegados, foi a do diretor e professor da Uneb, Jean Santos,que realocou o olhar tecnológico para o âmbito social ao fazer um panoramahistórico, no qual relatou como a tecnologia, se não for aplicada ao cunhosocial, pode levar por caminhos prejudiciais. "Há formas e processos quepodem transformar a realidade através da tecnologia direcionada para uma funçãosocial, colocando este tipo de desenvolvimento, muito além de faculdades bemequipadas de forma tecnológica", alertou.
Também presente à etapa regional da IV CCTI, o prefeito deSerrinha, Adriano Lima, foi categórico ao afirmar que este é o momento deinvestir em inovação. "É em eventos como este que traçamos um futuromelhor para nossos filhos e netos", discursou, sendo seguido do secretárioexecutivo da Consisal, Lázaro Silva, que enfatizou como a região sisaleira, queengloba vários municípios, precisa atrelar o desenvolvimento social com asalternativas tecnológicas. "O Sisal é um território grande e há enormepotencial se forem investidas tecnologias em áreas que antes não eramcontempladas", disse.
Após a abertura em Serrinha, cidade responsável por iniciaros debates acerca de temas como integração do ecossistema, formação de pessoal paraa Sociedade 5.0, inovação tecnológica, financiamento de CT&I, popularizaçãoda ciência, dentre outros, a equipe Secti segue para a cidade de Eunápolis,onde, na próxima quinta-feira (24), das 8h às 18h, no Campus da Uneb, acontecemais uma etapa macroterritorial da IV CCTI.