SDE apresentou, em São Paulo, o projeto à entidade querepresenta o setor
Uma comitiva baiana, formada pelo titular da Secretaria deDesenvolvimento Econômico do Estado (SDE), o vice-governador João Leão,técnicos da pasta e empresários que estão investindo na implantação de usinasde cana-de-açúcar na região do Médio São Francisco, estiveram na União daIndústria de Cana-de-açúcar (UNICA), em São Paulo, nos dias 29 e 30/01, paraapresentar o projeto do Polo Bioenergético e Sucroalcooleiro da Bahia. Para aentidade, a mais representativa do setor no Brasil, a Bahia é o estado doNordeste onde o segmento sucroenergético pode crescer ainda mais.
Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da entidade,destacou acreditar fortemente na viabilidade do cluster baiano, em implantaçãonos municípios de Barra e Muquém do São Francisco. Para ele, é necessário oEstado da Bahia estimular o consumo do etanol através de um regime diferenciadode alíquotas entre a gasolina e etanol. O representante da UNICA disse serpossível fazer este processo sem provocar perda fiscal pelo Estado.
“A Bahia tem um déficit grande na produção neste setorsucroalcooleiro. Para reverter este quadro, a SDE criou o projeto de um Polo deDesenvolvimento Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, com focoem tornar o estado competitivo na produção, diversificar o potencial energéticoda região e descentralizar a arrecadação de ICMS no estado”, afirmou Leão.
O projeto do Grupo Paranhos, já em implantação, e o ProjetoIgarité, em prospecção, foram os cases apresentados no encontro com a UNICA.Dos 921 empregos diretos e até 3 mil empregos indiretos previstos na primeirausina em implantação, 500 já foram efetivados em Muquém.
A Única congrega todas as indústrias deste ramo. Para a SDE,eles estão animados e acreditam que, com o Renova Bio, o país precisará de algoem torno de 20 a 30 usinas, com 3,5 milhões de toneladas, cada uma, paraatender às novas regras. O projeto baiano teria potencial para reforçar esteincremento.
Os superintendentes de Atração de Investimentos, PauloGuimarães, e de Monitoramento de Empreendimentos, Deraldo Carlos, ambos da SDE,e os empresários Sergio Paranhos e Pedro Leite, participaram da reunião.