O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso(Creasi), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), atendepacientes idosos, frágeis e com risco de fragilização, reforça medidas deprevenção para oferecer mais segurança aos seus usuários, como a proibição daentrada de crianças e adolescentes, redução do número de acompanhantes,gerenciamento de pacientes, reformulação do atendimento da Farmácia e suspensãodas atividades em grupo.
Desde fevereiro, a Unidade vem desenvolvendo atividadeseducativas para conscientização do público sobre o "Coronavírus", a"importância da lavagem das mãos" e a "etiqueta da tosse"."A medida que o quadro do Coronavírus evoluía, intensificamos as ações einserimos estratégias cada vez maislúdicas, com paródias e encenações", salientou Flávia Simões, coordenadorade Ambulatórios Especializados. Para os servidores, ações educativas tambémforam desenvolvidas, como a importância e uso correto dos EPIs.
No início de março, o Centro ampliou a quantidade dedispenser de álcool gel, fixando sinalização especial e orientações de como realizara higienização, implementou a utilização de papel film nos teclados e mouse doscomputadores comunitários. Além disso, reestruturou o leiaute das praças, ondeos pacientes aguardam para o atendimento. Os assentos foram intercalados, comfita de isolamento e aviso informando que o afastamento é para a segurança detodos. "Ficou muito bom! Está até mais espaçoso", disse Dona ValdiraMercês, de 70 anos, que compareceu à Unidade para receber medicamento.
Foram suspensas, por tempo indeterminado, as atividades depesquisa em grupo, a realização de visitas técnicas, sessões de atualização ematriciamento. Além disso, foi estabelecida a proibição da entrada de criançase adolescentes, a redução do número de acompanhantes, para apenas 1 (um) e aaferição da temperatura na entrada da Unidade. "O idoso é grupo de riscopara o Covid-19. As pessoas idosas atendidas no Creasi são frágeis, com doençascrônicas. É imprescindível a adequação do atendimento e implementação destasmedidas", salientou a médica geriatra Dra. Mônica Hupsel Frank, diretorado Centro.
A Unidade também está realizando o gerenciamento dospacientes com o objetivo de que a pessoa idosa só compareça à Unidade quando aquestão de saúde exigir a sua presença. Na Farmácia, que fornece medicamentosdo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), o atendimentofoi reformulado e otimizado. Seguindo as orientações da SESAB, a dispensaçãodos medicamentos, quando possível, está sendo realizada para até 3 meses.