O Instituto Couto Maia (Icom) já está atendendoexclusivamente aos pacientes com suspeita de estarem com o coronavírus. Namanhã desta segunda-feira (23), a unidade atendeu 20 pacientes suspeitos decoronavírus (Covid-19), nenhum ainda comprovado. Também desde estasegunda-feira (23), o Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF) estáatendendo exclusivamente pacientes que necessitem de internação com diagnósticopositivo para o coronavírus. O próximo a integrar a rede será o HospitalEspanhol, que está recebendo as requalificações necessárias para a função.
Segundo a diretora-geral do Icom, a médica-infectologistaCeuci Gomes, ao todo, a unidade dispõe de 120 leitos, mais doze de observação.“E todos agora são dedicados ao coronavírus. Nós fizemos várias modificações naunidade, para comportar esse atendimento. Fizemos modificação de fluxo deentrada e saída de pacientes, modificações na estrutura para instalar leitos deUTI”.
Ceuci Gomes informa que, dos 120 leitos disponíveis, 42 jáestão equipados para servirem de UTI. “Mas este número será ampliado de acordocom as adequações das redes elétricas, de gases, e outras coisas que já estãosendo realizadas”. A diretora-geral destaca que o Icom não é um hospital deportas abertas. “É importante as pessoas saberem que este é um hospitalterciário, que a entrada aqui é feita através da regulação”. Ela tambémressalta que, com as mudanças na rotina do Icom, ninguém fica desassistido. “Amaioria dos nossos pacientes que estavam internados aqui foi para o hospitalOtávio Mangabeira, mas há outras unidades da rede preparada para recebê-los”.
Dedicação exclusiva
Para Ceuci, é importante que haja hospitais dedicadosexclusivamente ao coronavírus. “Como a gente viu, pela experiênciainternacional, o Covid-19 é muito transmissível e nós teremos um grande númerode pessoas contaminadas. A maioria dessas pessoas, cerca de 80%, não ficará emestado grave e não vai precisar de ficar em respiradores. Mas muita gente vaiprecisar de leitos de UTI e isso pode levar a grandes problemas no sistema desaúde e é por isso que a gente dedicou esse hospital, assim como outros, aocoronavírus”. Ela também destaca que, como a transmissão é muito grande, e oIcom era um hospital de doenças infecto-contagiosas, os pacientes de outrosdiagnósticos estão com a imunidade baixa e não podem ser expostos aocoronavírus.
Ernesto Simões
Desde esta segunda-feira (23), o Hospital Geral ErnestoSimões Filho (HGESF) atenderá exclusivamente pacientes que necessitem deinternação com diagnóstico positivo para o coronavírus (Covid-19). A medida fazparte de uma série de ações de preparação da rede estadual para absorver oeventual crescimento de casos graves. A unidade possui 164 leitos, sendo 54 deUTI.
Neste cenário, a unidade não atenderá casos de urgência eemergência, apenas pacientes regulados. A população que necessite deatendimento de urgência e emergência deve se dirigir a outras unidades, taiscomo a UPA de San Martin, UPA de São Caetano, Unidade de Emergência do Curuzu e16º Centro de Saúde – Maria Conceição Imbassahy.
Hospital Espanhol
A justiça autorizou a reabertura temporária do HospitalEspanhol para o atendimento aos pacientes do coronavírus. De acordo com ogovernador Rui Costa, a adequação já começou, com dedetização. Também estásendo feita a higienização e os devidos reparos. Já os profissionais que vãotrabalhar na unidade serão contratados pelo governo em formato a ser definidojunto à Sesab.
A ocupação temporária do Hospital Espanhol foi solicitadapela Procuradoria Geral do Estado e autorizada pela justiça federal naterça-feira (17), para uso da unidade como hospital de campanha durante operíodo de crise na saúde pública causada pela pandemia do Covid-19. O primeirohospital para atendimento em Salvador segue sendo o Couto Maia, em Cajazeiras.A unidade terá a disposição 160 leitos, sendo 80 de UTI.