Bahia Governo

Governo do Estado descentraliza testes da Covid-19, equipa e treina funcionários no interior

Governo do Estado descentraliza testes da Covid-19, equipa e treina funcionários no interior

25/04/2020 18h34 Atualizada há 6 anos atrás
Por:
Governo do Estado descentraliza testes da Covid-19, equipa e treina funcionários no interior


Mais cinco cidades do interior baiano estão sendo equipadaspara realizar testes da Covid-19. Porto Seguro, Guanambi e mais uma cidade adefinir vão receber as máquinas capazes de realizar a tarefa. Vitória daConquista e Barreiras já têm máquinas, que estão sendo atualizadas com oprotocolo do Ministério da Saúde para fazer a testagem. Em Barreiras, os testesserão realizados em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia(UFOB). Os municípios que demoravam até sete dias para receber os resultadospoderão obtê-los em até 48h. Técnicos de todos esses municípios estão sendotreinados no Laboratório Central da Secretaria da Saúde do Estado, em Salvador.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explicaque, com essa iniciativa, as ações de saúde pública poderão ser tomadas aindamais rapidamente. “O Lacen, em Salvador, já vem fazendo um grande número detestes e dando respostas rápidas. Com essa descentralização, a agilidade seráainda maior, possibilitando que todas as medidas em relação aos pacientes econtactantes sejam ainda ágeis. É uma importante ação no combate ao novocoronavírus”.


Segundo a diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, para adescentralização, a Secretaria da Saúde está fazendo cessão de uso de trêsequipamentos de PCR rápido. “Não se pode confundir com testes rápidos. Sãomáquinas capazes de processar até 12 testes de uma só vez. Na máquina deVitória da Conquista e na nossa aqui em Salvador, nós conseguimos fazer mais de90 testes de uma só vez”. Arabela também explica que, com as novas unidades detestagem da Covid-19 no interior, as respectivas regiões serão atendidas maisrapidamente e o Lacen, em Salvador, deverá ser desafogado.

Arabela informa que duas máquinas chegarão na próximasemana, quando Vitória da Conquista também já deverá estar apta a realizar ostestes. “Na UFOB, o início será mais demorado, pois eles estão esperando algunsinsumos. Em Conquista e na UFOB, serão os mesmos testes feitos no LacenSalvador. Nos outros três municípios, serão PCR rápidos. A diferença é que essePCR rápido realiza uma quantidade menor de pacientes. No PCR tradicional,podemos fazer até mais 90 pacientes por vez. O outro faz 12, não é para grandevolume”.

A coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde doSudoeste, Karoline Rebouças, informa que o Lacen de Vitória da Conquista éfruto de uma parceria entre Estado e Município. “O Governo do Estado sugeriudescentralizar a testagem da Covid-19. Como Conquista já realizava a testagemde HIV em uma máquina que faz também a testagem da Covid-19, o município foicontemplado”.

Segundo Karoline Rebouças, a unidade recebe uma média diáriade 30 a 50 testes, provenientes de 74 municipios. “Não vamos mais enviar para oLacen de Salvador. Hoje, as nossas coletas enviadas para Salvador demoravam até7 dias para ter o resultado. Agora, teremos resultados em até 48 horas”.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários