Geral Artigo

Artigo publicado pelo NEMA orienta novas áreas de coleta para a espécie de planta aquática exclusiva da Caatinga Anamaria heterophylla

Artigo publicado pelo NEMA orienta novas áreas de coleta para a espécie de planta aquática exclusiva da Caatinga Anamaria heterophylla

21/05/2020 17h38 Atualizada há 6 anos atrás
Por:
Artigo publicado pelo NEMA orienta novas áreas de coleta para a espécie de planta aquática exclusiva da Caatinga Anamaria heterophylla


Intitulado “Modeling the Potencial Distribuition of Anamariaheterophylla (Giul. & V.C.Souza) V.C.Souza (Plantaginaceae) in the Caatinga", o artigo avalia as condiçõesambientais adequadas para a sobrevivência de A. heterophylla na Caatinga eindica habitats com condições ambientais semelhantes aos dos locais deocorrência conhecidos para a espécie. Além disso, prospecta Áreas Protegidas -APs (Protected Areas) e Áreas Prioritárias para Conservação da Caatinga - PACCS(Priority Areas for the Conservation of the Caatinga) que apresentam condiçõesambientais favoráveis para a sua ocorrência, mesmo que não haja registroconfirmado.


O estudo é de autoria dos biólogos Renato Garcia Rodrigues(coordenador do NEMA), Edson Gomes de Moura-Júnior, Erica da Silva NascimentoFreitas e Fellipe Alves Ozorio do Nascimento. Durante as pesquisas, foramcoletados dados de ocorrência da espécie e obtidas camadas (formato raster) dedezenas de variáveis ambientais, disponíveis em plataformas virtuais. A partirda otimização desses dados com as camadas ambientais, utilizando-se deferramentas computacionais, os autores obtiveram o modelo de distribuiçãogeográfica potencial da espécie.

Conforme o modelo computado, foi indicado que a espécieocorre em ambientes aquáticos efêmeros (principalmente em lagoas intermitentesdo semiárido) e ecologicamente vulneráveis e ainda apresenta ajuste para a sobrevivência em ambientes com alta arideze poucas chuvas. O modelo de distribuição indicou três manchas com alto índicede adequação ambiental para a espécie: no oeste do estado do Ceará; entre onorte da Bahia e oeste do estado de Pernambuco; e entre a região central dosestados do Rio Grande Norte e Paraíba. Essas manchas contemplaram nove áreas deproteção da rede de PAs e PACCs.


De acordo com os autores, essas descobertas orientaminicialmente os esforços de coleta para a espécie (visto que, até o presentemomento, há apenas 26 registros conhecidos para o taxon). Posteriormentepoderão, em uma perspectiva sistemática, apoiar ações relacionadas à seleção deáreas importantes para a conservação da biodiversidade na Caatinga ouvalorização daquelas áreas que já existem.

“Tomadas de decisões sobre valoração e seleção dessas áreasrequer avaliações que envolvam geoprocessamento, ecologia da paisagem ebiogeografia de tantas espécies quanto possível. Com isso, é importante anecessidade de continuidade das pesquisas sobre distribuição geográficapotencial de espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção na Caatinga”,enfatiza o pesquisador do NEMA e um dos autores, Edson Moura.

Por: Karen Lima - Jornalista.

Fotos: José Alves Siqueira Filho. Herbário Vale do SãoFrancisco (HVASF).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários