Bahia 100%

100% das universidades estaduais baianas aprovam criação de programa para revalidação de diplomas médicos

100% das universidades estaduais baianas aprovam criação de programa para revalidação de diplomas médicos

28/05/2020 20h39 Atualizada há 6 anos atrás
Por:
100% das universidades estaduais baianas aprovam criação de programa para revalidação de diplomas médicos

Com a aprovação do Conselho Superior, nesta quinta-feira(28), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) se juntou às outrastrês universidades públicas estaduais da Bahia (UNEB, UESC e UESB), com oindicativo para a criação de um programa próprio de revalidação de diplomasmédicos emitidos por instituições estrangeiras. A medida reforça a proposta deconstruir um sistema interinstitucional que vai proporcionar a ampliação dasequipes de Saúde do Estado com a incorporação de médicos formados no exterior.


"Cumpre agora estreitarmos, ainda mais, as relaçõesentre as universidades para a criação e aprovação, efetivamente, deste programade revalidação, buscando parcerias com órgãos do Estado para viabilizar osuporte financeiro e logístico para a sua implementação para, finalmente,lançar o edital de chamada de pretendentes e efetuar os procedimentos deseleção dos candidatos. São várias etapas, que esperamos cumprir com rigor,cuidado e zelo acadêmico, mas também atentos aos tempos da urgência e dacalamidade que hoje imperam em nosso Estado e em nosso país", destacou opresidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e reitor daUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Luiz Otávio.
Segundo o secretário da Educação do Estado, JerônimoRodrigues, o indicativo de todas as universidades baianas para a revalidaçãodos diplomas médicos mostra o compromisso no combate à COVID-19. "Asuniversidades estaduais têm a autonomia e a competência para realizar essasrevalidações dos diplomas médicos. O compromisso com o social das instituiçõesmostra ser uma decisão acertada, já que acompanhamos diariamente os esforços doGoverno do Estado em conter a pandemia. E poder contar com novas equipes deSaúde, com certeza, vai proporcionar uma maior eficácia nas ações de combate aonovo Coronavírus", afirmou.
O secretário Jerônimo Rodrigues ainda ressaltou o objetivode contar com a participação das universidades federais baianas. "Com essaaprovação das quatro públicas estaduais, queremos manter um diálogo com asuniversidades federais baianas para que possam também criar seus programas derevalidação dos diplomas médicos. Então, estamos abertos a este diálogo e temostodo interesse na participação destas instituições", disse
Para mobilizar a participação de todas as universidadespúblicas da Bahia na criação de programas semelhantes, o governo estadual iráinstituir por decreto um programa de apoio às universidades públicas visando arevalidação de diplomas de graduação em Medicina expedidos por instituiçõesestrangeiras de Educação Superior. Com a adesão, as instituições terão suportepara realizar as revalidações e fomentar a ampliação da prestação de serviçosmédicos no território baiano, que se encontra em ritmo acelerado sob a ameaçada COVID-19.

Foto: Ilustrativa.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários