Através de um esforço coletivo entre pesquisadores,sociedade civil, e instituições parceiras, ocorre o lançamento nestaquarta-feira, 10 de junho de 2020, da pesquisa nacional Percepção dos Impactosda Covid- 19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil, que tem como objetivoavaliar os impactos da pandemia nas cadeias de produção e distribuição dosreferidos setores.
Juntos, esses setores movimentam R$ 171,5 bilhões por ano, oequivalente a 2,61% de toda a riqueza nacional, empregando 837,2 milprofissionais. Anteriormente à pandemia, estava previsto que os setoresculturais e criativos gerassem R$ 43,7 bilhões para o PIB brasileiro, até 2021.Duramente atingidos, praticantes, empreendedores, artistas e trabalhadoresdesses setores serão os últimos a retomarem suas atividades.
Entendendo a necessidade de confirmar e complementarcenários já capturados por outras pesquisas, compreender em profundidade asrealidades estaduais e municipais, e oferecer informações aos gestores públicosem tempo real, a pesquisa pretende dimensionar os impactos de curto e médioprazo da pandemia nos setores culturais e criativos no Brasil, subsidiando aformulação de políticas que possam enfrentar os impactos identificados.
Para coletar o máximo de informações possíveis, foielaborado um questionário que pode ser respondido por artistas, técnicos,trabalhadores, empreendedores, gestores públicos e privados, e membros degrupos tradicionais. Participe clicando no link. A equipe técnica, composta por pesquisadores, gestorespúblicos e privados produzirá boletins com resultados parciais e um relatoriofinal. No portal http://iccscovid19.com.br/ é possível encontrar os resultadosda pesquisa, notícias, e informações sobre ações adotadas para enfrentar osefeitos da pandemia nos setores culturais e criativos no Brasil e no mundo.
Além da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, sãoparceiros dessa iniciativa:
Representação da Unesco no Brasil
Universidade de São Paulo
Sesc - Serviço Social do Comércio
Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa doAmazonas
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão
Secretaria de Estado de Cultura do Pará
Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura doParaná
Secretaria de Cultura do Estado do Pernambuco
Fundação de Cultura e Arte Aperipê do Estado de Sergipe