A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)está realizando uma consulta junto a discentes e docentes para avaliar aviabilidade da realização de atividades remotas na instituição durante apandemia de Covid-19. A pesquisa, organizada pela Comissão Noésis, acontece pormeio de formulário online e estará disponível até quinta-feira (9). Osresultados irão embasar o planejamento de futuras ações acadêmicas remotas.Toda a comunidade acadêmica deve participar.
Professores e estudantes de graduação da instituição devemparticipar preenchendo os formulários eletrônicos específicos para cadasegmento. Os questionários reúnem perguntas sobre condições de acesso àinternet, situação socioeconômica, espaço e convivência familiar da comunidadeacadêmica. As respostas dos questionários permitirão analisar as condições deacesso e uso de ferramentas digitais entre estudantes e professores daUniversidade.
Segundo o docente do Colegiado de Ciências Sociais Adelsonde Oliveira, presidente da Comissão Noésis, instância responsável pela consultae pelo planejamento de ações remotas na Univasf durante a pandemia, a dependerdo resultado deste diagnóstico, será possível planejar, a médio e longo prazo,atividades online vinculadas aos componentes curriculares optativos e eletivosdas graduações.
De acordo com o docente, a participação da comunidadeacadêmica na consulta é de extrema importância e todos devem estar atentos aopreenchimento dos formulários do diagnóstico. “Somente a partir dos dadosconsolidados pelo diagnóstico poderemos fazer proposições seguras e comviabilidade de execução, atendendo as especificidades e necessidadesparticulares que fazem da nossa universidade plural. Somente com o apoio detoda a comunidade encontraremos os melhores caminhos a seguir”, diz.