Agricultores familiares da comunidade de Lagedão, localizadano município de Iuiú, no Sertão Produtivo, viram na ovinocaprinocultura umaoportunidade de renda. Hoje, a criação de caprinos e ovinos é a principalatividade desenvolvida e os produtores já realizaram a venda de 800 animaispara a Organização de Cooperativas e Produtores de Caprinos e Ovinos da Bahia(FrigBahia). O empreendimento é o principal frigorífico do estado,especializado na produção e comercialização de carnes especiais de cordeiros ecabritos, e outros comércios.
A comunidade foi beneficiada pelo projeto do Governo doEstado, Bahia Produtiva, com investimento de cerca de R$491,2 mil, quepossibilitou a aquisição de cinco ovinos reprodutores puro de origem, para queos produtores melhorassem geneticamente seus rebanhos, além da aquisição deequipamentos como plantadeira, adubadeira, máquina forrageira e grade aradora,para o cultivo das terras. Foram investidos recursos também em 260 mil raquetesde palma miúda, para implantar nas propriedades como fonte de alimentação paramelhorar a qualidade dos rebanhos.
A assistente territorial do Bahia Produtiva, que atua noTerritório Sertão Produtivo, Itamar Pina, conta que quando a associação deLagedão se inscreveu no edital para receber recursos do projeto, nem todas asfamílias inscritas possuíam rebanho: “Esclarecemos sobre a obrigatoriedade deas famílias garantirem as matrizes ovinos, vez que o Bahia Produtiva só estariafinanciando os reprodutores. Por não obedecer aos critérios, meu parecer técnicofoi então pela inviabilidade, porém o nível de boa qualidade da inscrição e onível de organização da associação, garantiu a pontuação e a entidade foiselecionada com boa colocação. As famílias compraram as matrizes e com achegada dos reprodutores, o rebanho ganhou corpo e se multiplicou em poucotempo”.
O presidente da associação, Cleone Pereira, destaca que como investimento foi possível construir também um escritório para a associação,que ajudou na gestão: “Além dos investimentos, contamos com assistênciatécnica. Todo esse conjunto valorizou nossos animais e o resultado já pode servisto em comunidades vizinhas também”.
O Agente Comunitário Rural (ACR), que presta assessoriatécnica a associação, Charles Bruno, lembra que o Bahia Produtiva chegouiniciou uma nova atividade na comunidade, onde poucas pessoas criavam ovelhas:“Com esse projeto chegamos a 20 famílias criando esses animais, proporcionandoa nós, enquanto produtores rurais, desenvolvermos essa nova atividade, gerandoemprego e renda para nossas famílias e município”.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia deDesenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretariade Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
Eleições Rui diz que Bahia não pode perder oportunidade de seguir de mãos dadas com Lula
Bahia Jerônimo é aprovado por 57% dos baianos, diz Quaest
Bahia Jerônimo dispara e deixa rivais na poeira
Bahia Jerônimo turbina plano “Bahia pela paz”
Eleições Jerônimo bate 51% e cala oposição
Debates Neto se enrola e Jerônimo mostra obras Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nublado