Geral Serviço

Serviço de assistência técnica promove desenvolvimento para agricultoras familiares do Sertão Produtivo

Serviço de assistência técnica promove desenvolvimento para agricultoras familiares do Sertão Produtivo

20/07/2021 10h28 Atualizada há 5 anos atrás
Por:
Serviço de assistência técnica promove desenvolvimento para agricultoras familiares do Sertão Produtivo



Transformar a realidade de 540 agricultoras familiares, comdesenvolvimento da produção em base agroecológica, sustentabilidade e geraçãode renda. Esses são alguns dos objetivos da assistência técnica e extensãorural (Ater), prestada pelo Governo do Estado, em municípios do Território deIdentidade Sertão Produtivo, como é o exemplo da agricultora familiar Maria dasGraças, da comunidade rural Barragem da Cana, município de Ibiassucê.

Maria das Graças destaca que o trabalho na propriedade vemevoluindo depois do acompanhamento técnico: “A cada dia as coisas vãomelhorando e eu vejo que vão se desenvolvendo bem melhor. Hoje estou muitofeliz diante de tudo que conquistei com a presença da assistência técnica naminha propriedade”.

A Ater é executada no âmbito da Chamada Pública AterMulheres, para 540 mulheres dos municípios de Caculé, Caetité, Rio do Antônio,Pindaí e Ibiassucê, por meio da Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica eEducacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf). A ação écoordenada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural(Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 

De acordo com o diretor-presidente da Cootraf, Edgar Filho,já é possível verificar os resultados do serviço de Ater prestado napropriedade e da intervenção agroecológica: “Aqui na propriedade podemosobservar a diversidade na produção, tanto de horticultura, fruticultura,mandiocultura. E tudo isso produzido de forma orgânica”. Ele ressalta que afamília também já acessou o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento daAgricultura Familiar (Pronaf), a comercialização da produção com os programasde Aquisição de Alimentos (PAA), e de Alimentação Escolar (PNAE).

Entre as práticas de Ater que possibilitam a evolução naprodução estão a elaboração e utilização de defensivos agrícolas naturais,trabalho com o solo e manejo do quintal produtivo e da horta orgânica. Asiniciativas resultam em uma produção agroecológica sustentável de alimentos dequalidade.


ATER Mulheres

Por meio da Chamada Pública do ATER Mulheres, os grupos demulheres são mobilizados e é realizado um diagnóstico das ações que devem serexecutadas, a partir de demandas apresentadas. Entre os objetivos do serviçoestão o de priorizar questões de gênero e promover: a geração de renda; oacesso a políticas públicas; a sustentabilidade socioambiental; o acesso aomercado;e o desenvolvimento rural sustentável, com enfoque agroecológico, entreoutras ações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários