A segunda edição do Festival Bahia em Cena teve início na tarde desta segunda-feira (26), no Cineteatro 2 de Julho, em Salvador, fortalecendo o audiovisual produzido por estudantes na Bahia. Criado no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), o projeto ultrapassou os muros escolares e alcançou, neste ano, a marca histórica de 208 filmes inscritos, enviados por estudantes de instituições públicas e privadas de 38 municípios baianos.
Para dar visibilidade às produções, a curadoria selecionou 66 obras que compõem a mostra oficial, com sessões realizadas até terça-feira (27), com início às 13h. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço. Ao todo, o público confere 22 filmes produzidos por alunos do Ensino Médio, 28 do Ensino Técnico, divididos em duas sessões de 14 produções, e 16 títulos do Ensino Superior.
As sessões de abertura contaram com a presença de educadores e caravanas de diversas escolas da capital e do interior do Estado, que viajaram especialmente para prestigiar a programação. Para muitos jovens realizadores, a exibição no Cineteatro 2 de Julho proporcionou a primeira oportunidade de ver as próprias histórias projetadas na tela de cinema e compartilhadas com a plateia.
Um dos projetos é o de Mathew Lopez, do Colégio Estadual Alberto Valença, do bairro do São Gonçalo, em Salvador. De acordo com o estudante, a equipe produziu o documentário sobre a Casa de Alaká, situada no Ilê Axé Opô Afonjá. “Foi uma experiência enriquecedora produzir este audiovisual. Além de desenvolver nosso conhecimento técnico, também aprendemos muito com a história do terreiro. E, agora, estamos com uma expectativa enorme para a exibição do nosso documentário”, compartilhou.
Para o idealizador e coordenador geral do festival, Jonathan Sampaio, o resultado evidencia a potência da educação pública e da educomunicação como ferramentas de expressão e valorização do protagonismo estudantil. “Por meio do nosso festival, os estudantes contam as suas histórias a partir do seu próprio ponto de vista. E, hoje, com produções vindas de toda a Bahia, vemos a força do audiovisual baiano surgindo a partir das nossas escolas”, destacou.
Premiação- Após a etapa de exibição das obras, a jornada dos jovens cineastas terá o ponto alto na cerimônia de premiação, marcada para a próxima sexta-feira (29), às 14h, no Cine Glauber Rocha, em Salvador. O encontro de celebração e entrega dos troféus deve reunir mais de 200 estudantes, além de professores, gestores escolares, convidados e representantes de instituições parceiras.
Fonte: Ascom/SEC
Bahia Preço da Hora Bahia aponta produtos mais em conta para ajudar na economia doméstica
Alagoas Polícia Militar resgata jaguatirica em área urbana no município de Penedo
Alagoas Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Bahia PNUD seleciona consultoria para elaboração do Plano de Governança de Dados da SEI
Alagoas Polícia Militar de Alagoas registra 10 crimes eleitorais durante a votação do segundo turno
Bahia OSBA apresenta obras de Mahler e Tchaikovsky em concerto da Série Jorge Amado Mín. 24° Máx. 40°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo