Geral Maior

Maior produtora de celulose solúvel da América Latina recebe visita do vice-governador

Maior produtora de celulose solúvel da América Latina recebe visita do vice-governador

06/08/2021 07h56 Atualizada há 5 anos atrás
Por:
Maior produtora de celulose solúvel da América Latina recebe visita do vice-governador



Bracell, que atua em 35 municípios baianos, mantém unidadeindustrial em Camaçari

As operações da maior produtora de celulose solúvel daAmérica Latina recebeu uma comitiva do Governo do Estado, liderada pelovice-governador João Leão, secretário do Planejamento, nesta quinta-feira (05).A visita percorreu a Fazenda Quatis, em Entre Rios, que abriga área de florestaplantada, o escritório central, em Alagoinhas e a unidade industrial, emCamaçari. A empresa atua em 35 municípios do Litoral Norte, Agreste e Recôncavodo Estado, gerando aproximadamente 4,5 mil empregos entre próprios e terceirizados.A principal matéria-prima da empresa é o eucalipto, cultivado de modosustentável em áreas alternadas com mata nativa.

“A Bracell acredita na Bahia e está comprometida em seguirinvestindo nas operações e socialmente no estado. A visita da comitiva dovice-governador evidencia a credibilidade da empresa junto ao Poder Público ereforça nossos laços de parceria em favor do desenvolvimento socioeconômico daregião”, destaca Guilherme Araújo, diretor-geral da Bracell BA.

No período de 2020/2021, a empresa investiu R$ 19 milhõesnos viveiros clonais de eucalipto em Entre Rios e Inhambupe, elevando de 4milhões para 15 milhões a capacidade de produção da unidade. Foi construídotambém um Complexo de Proteção Florestal em Alagoinhas com alta tecnologia paradiagnósticos e pesquisas de pragas e doenças que atacam o eucalipto.

A Bracell tem capacidade para produzir 500 mil toneladasanuais de celulose e 99% da sua produção é exportada, principalmente paraChina, Estados Unidos e Europa. A empresa é a maior usuária do Porto deSalvador. A celulose solúvel é um polímero natural e biodegradável produzido apartir da fibra natural existente nas plantas. Ela é usada como matéria-primapara a produção de medicamentos, cosméticos, viscose, alimentos, pneus de altaresistência, tintas, telas de LCD, celofane, esponjas, armações de óculos,cigarros, lenços umedecidos e outros produtos.


Setor de base florestal

De acordo com a Associação Baiana das Empresas de BaseFlorestal (Abaf), a Bahia detém 618 mil hectares (ha) com florestas plantadas,sendo 95% dedicadas ao eucalipto, o que leva a Bahia a ocupar o 4º lugar noranking nacional de cultivo dessa espécie. A tradição na heveicultura tambémpode ser destacada, considerando os 32,3 mil ha (5% da área total) com plantiosde seringueira no estado, que visam atender principalmente à indústria nacionalde látex. 

 Foto: Ascom/Seplan.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários