Três toneladas de alimentos foram comercializadas, na últimasexta-feira (13), por agricultores e agricultoras familiares de São Sebastiãodo Passé, para o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA). Entre osprodutos estavam aipim, bolos diversos, broa de milho, coco seco, banana-prata,batata-doce, maracujá e milho.
O PAA é um programa executado na Bahia pela Secretaria deJustiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio daSuperintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), em parceria com aSecretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), via equipes técnicas daSuperintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e daCompanhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com recursos oriundos doGoverno Federal, Governo da Bahia e Emendas Parlamentares.
Dentro do processo de cadastramento dos agricultores eagricultoras familiares, para acessar programas institucionais como o PAA ePNAE, é necessária a emissão ou a renovação da Declaração de Aptidão aoPrograma Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).
“São realizados os cadastros para a emissão ou renovação daDAP e visitas técnicas de acompanhamento da qualidade dos produtos, nasunidades de produção familiar os agricultores, além de acompanhar o dia oficialdas compras, explicou a coordenadora da Bahiater, no Território de IdentidadeMetropolitano de Salvador, Marines Santos, que participou da atividade.
O agricultor familiar Flávio Monteiro, da Comunidade África,em São Sebastião do Passé, que já trabalha na agricultura desde os 13 anos, eentrega produtos como aipim, banana e abóbora, o PAA é uma esperança, poismuitas vezes produz e não tem onde escoar a produção, ou não dispõe de meiospara fazer uma logística viável: “O PAA ajuda as famílias a escoar o queproduzem dentro de suas propriedades e incentiva uma maior produção”.
Critérios de participação no programa
Podem acessar o PAA, os agricultores e agricultorasfamiliares e povos de comunidades tradicionais, que estiverem com a DAP válida.Os alimentos são destinados a entidades da rede socioassistencial e as queatendam famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Bahia Camerata Bahia Cordas se apresenta no projeto Terças Musicais do MGB
Bahia Festival Bahia em Cena exibe 66 audiovisuais produzidos por estudantes com entrada gratuita no Cineteatro 2 de Julho
Bahia Preço da Hora Bahia aponta produtos mais em conta para ajudar na economia doméstica
Alagoas Polícia Militar resgata jaguatirica em área urbana no município de Penedo
Alagoas Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Bahia PNUD seleciona consultoria para elaboração do Plano de Governança de Dados da SEI Mín. 24° Máx. 40°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo