Geral Conferências

Conferências de Ater são realizadas nos 27 territórios de Identidade da Bahia

Conferências de Ater são realizadas nos 27 territórios de Identidade da Bahia

31/08/2021 18h52 Atualizada há 5 anos atrás
Por:
Conferências de Ater são realizadas nos 27 territórios de Identidade da Bahia


O ciclo das 27 conferências territoriais, preparatórias da3ª Conferência Estadual de Ater na Agricultura Familiar e Reforma Agrária(CEATER), encerraram, nesta terça-feira (31), com as conferências dosTerritórios Baixo Sul, Sisal, Costa do Descobrimento e Bacia do Rio Corrente.Com o tema Consolidando o Sistema Estadual de Assistência Técnica e ExtensãoRural (Ater), os encontros aconteceram de forma virtual, com uma participaçãointensa de todos os segmentos vinculados à agricultura familiar nos Territóriosde Identidade da Bahia.

Para a etapa territorial foram inscritos 3.374representantes dos diversos segmentos vinculados à agricultura familiar nosterritórios, entre eles, das associações e cooperativas de agricultores eagricultoras familiares, prestadoras do serviço de Ater e do poder público.

"Fechamos o ciclo das conferências territoriais de Atercom um saldo bastante positivo, com uma grande participação de agricultoras eagricultores familiares e suas organizações, contemplando toda a suadiversidade, associações, cooperativas, organizações parceiras de Ater,prefeituras municipais e suas secretarias, consórcios públicos, sindicatos detrabalhadores rurais. Registramos em todos os territórios uma ação incisiva doscolegiados territoriais, juntamente com as equipes da Superintendência Baianade Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR) e Companhia deDesenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), na organização de cada conferência.Agora, caminhamos para as conferências temáticas, que acontecerão em setembro,para, enfim, em outubro, termos a nossa grande Conferência Estadual deAssistência Técnica e Extensão Rural", destacou Célia Watanabe, superintendenteda Bahiater.

Para Eleneide Alves, presidente da Coordenação Estadual dosTerritórios (CET), essa etapa territorial foi necessária para receber asdemandas dos agricultores, dos prestadores de Ater, para levar para a etapaestadual: "Avaliamos que foi de muito importante para todos nós dosterritórios, para tirarmos os encaminhamentos e demandas, para mudar a forma defazer a assistência técnica nos territórios da Bahia, com a participação dosparceiros que têm em cada um deles. Para assim termos uma Ater continuada e participativa,com todas as instituições que fazem a Ater, para a agricultura familiar tergrande sucesso, os agricultores melhorarem sua renda e, consequentemente, oEstado ter um produto interno bruto (PIB) bem melhor".

Carlos Alberto, do Movimento de Luta Pela Terra (MLT), que éagricultor e também coordenador do Território de Identidade Litoral Sul,ressalta que vem trabalhando na abordagem da política territorial, em que aAter é propulsora, para que os agricultores possam produzir os alimentos saudáveise garantir segurança e soberania alimentar, principalmente no momento quepassamos de pandemia. Ele salienta que a 3ª CEATER veio em um momentoimportantíssimo, para discutir também os desafios e avanços, assim como a etapaterritorial, que contou com 14 inscritos: "Tivemos boasrepresentatividades e tiramos as propostas, como a da Bioeconomia de PlantasMedicinais para a produção de fármacos ambiente e alimentos saudáveis".

A 3ª Conferência Estadual de Ater é uma iniciativa daSecretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baianade Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), em parceria com o ConselhoEstadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). 


Eleição dos(as) delegados(as)

No total, participarão da etapa estadual 280 delegados(as)eleitos(as), dentre os representantes do poder público e da sociedade civil,incluindo representantes da agricultura familiar e das prestadoras de Ater, detodos os territórios de Identidade, além dos 37 delegados(as) natos(as),membros do CEDRS. Para a eleição foram considerados critérios de gênero, sendo50% mulheres e 50% homens, com 20% de cotas para jovens e 20% para povos ecomunidades tradicionais (PTC).

Entre os objetivos da 3ª CEATER, está a definição de estratégiase ações prioritárias para promover a universalização da Ater pública e dequalidade para os agricultores e as agricultoras familiares em todo o estado daBahia. Entre os temas discutidos está também o fortalecimento da produção debase agroecológica.


Programação da 3ª CEATER 

A programação contará com a realização, no próximo mês desetembro, de quatro conferências temáticas, voltadas para Mulheres (14/09),Povos e Comunidades Tradicionais (16/09), Juventude Rural (21/09) e ReformaAgrária (23/09). O encerramento da 3ª CEATER se dará com a realização doSeminário Estadual de Ater, no período de 20 a 22 de outubro de 2021

Os debates da conferência estão divididos em três eixos: 1:Sistema Estadual de ATER - Fortalecimento das institucionalidades,financiamento e monitoramento dos serviços prestados; 2: ATER e a relação depolíticas públicas complementares para o fortalecimento e efetividade produtivada Agricultura Familiar; e 3: Agroecologia, Ambiente e Alimentos Saudáveis.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários