Debater a continuidade do apoio governamental à estratégiade desenvolvimento territorial e ampliar a organização da rede de colegiadosforam as principais pautas do encontro realizado em Salvador, entre 02 e 04 deabril. Participaram do evento cerca de 250 pessoas, entre membros do poderpúblico e sociedade civil dos 27 Territórios de Identidade, além derepresentantes dos Governos Federal e Estadual.
Na oportunidade, os membros dos colegiados territoriaisaprovaram texto de carta endereçada ao Governo do Estado, onde cobram aefetivação do reconhecimento dos Territórios de Identidade como unidades deplanejamento. Além disso, criticam a manutenção de alianças com forçasconservadoras, fisiológicas e elitistas que atrasam o processo da revoluçãodemocrática proposta pelo governo nos últimos anos.
De acordo com uma das representantes da Coordenação Estadualdos Territórios de Identidade da Bahia (CET), Regina Dantas, este encontrotrouxe importantes informações sobre as políticas públicas federais e estaduaiscapazes de proporcionar a qualificação dos Conselhos Municipais deDesenvolvimento Sustentável e dos Colegiados Territoriais. “Foi umaoportunidade de reanimar os militantes, tanto do poder público como dasociedade civil, para estimular o fortalecimento destas políticas nas basessociais dos territórios”, afirmou Regina, membro do território Sudoeste daBahia.