Geral Sistema

Sistema de tratamento de água de chuva também contribui no combate ao Aedes aegypti.

Sistema de tratamento de água de chuva também contribui no combate ao Aedes aegypti.

15/02/2016 11h44 Atualizada há 11 anos atrás
Por:
O sistema foi desenvolvido portécnicos da superintendência regional da Companhia em Juazeiro. Segundo oanalista em desenvolvimento regional da Codevasf, Joselito Menezes de Souza, atecnologia foi projetada com acessórios e dispositivos que impedem a entrada e proliferaçãode mosquitos.
“Esse sistema de captação,armazenamento e tratamento de água de chuva foi desenvolvido no âmbito doPrograma Água para Todos do governo federal. Ele é composto por um reservatóriopara o armazenamento da água da chuva e diversos dispositivos que proporcionamo tratamento de água para que ela atinja o padrão de  potabilidade. O sistema foi desenvolvido paraimpedir a entrada de insetos que possam causar danos à saúde humana”, ressaltaMenezes.
Por conta de sérios problemasligados à falta de água no Nordeste, muitos produtores têm optado por estocarágua em galões, baldes, garrafas e caixas, sem tomar cuidados com a proteçãoadequada desses reservatórios. O analista em desenvolvimento regional daCodevasf em Juazeiro Joselito Menezes de Souza lembra que a população precisacuidar frequentemente da limpeza e inspeção dos reservatórios utilizados noarmazenamento de água, a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti.
“Nós recomendamos a revisãodas calhas que fazem a condução da água captada dos telhados; deixar osreservatórios, como as cisternas, sempre tampados; e ter uma atenção especialcom os suspiros, que são os extravasores da água das cisternas, para que elesfiquem cobertos e protegidos por uma tela de mosquiteiro para impedir a entradade insetos”, adverte.

Os dispositivos e acessóriossão de baixo custo de instalação e manutenção, além de facilidade na suaoperação, por isso não necessitam de treinamento específico para operá-los.Trata-se de uma tecnologia social que visa assegurar a qualidade da água parafins de potabilidade, que pode auxiliar produtores, cooperativas e outrasentidades no atendimento de exigências e recomendações dos Ministérios da Saúdee da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários